Grupo Girino é um coletivo que pesquisa as técnicas e linguagens do Teatro de Animação. Fundado em 2006, em Belo Horizonte, o grupo montou espetáculos em diversas técnicas de teatro de bonecos como “Saci e o Homem do Saco” (2006), “Cyclope” (2008), “O espelho da Medusa” (2009), “Sopa de Pedras” (2010), “MetaForMose”(2011), “Isto não É uma Caixa” (2012), “Coração Alado” (2012) e “O Teatro de Papel” (2013).
O Grupo consolidou a perspectiva de um trabalho colaborativo tendo como eixos de criação, sobretudo, a pesquisa em técnicas do teatro de bonecos e de animação, as potencialidades estéticas de uma dramaturgia autoral e a relação do ator com bonecos, objetos e vídeos. O grupo também desenvolve projetos educativos e de formação, contribuindo para a capacitação e disseminação de técnicas e práticas do teatro de bonecos e animação.
Em 2012 o grupo inicia a produção do FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura, que tem como objetivo o intercâmbio entre grupos e artistas de todo o país, apresentando um panorama das possibilidades cênicas do teatro de bonecos em miniatura. O projeto teve edições em São Paulo e Belo Horizonte e conta também com o lançamento da Revisa Anima. A publicação promove um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências das potencialidades expressivas das miniaturas, promovendo um diálogo com as linguagens artísticas do teatro, performance e artes visuais.
Mais informações: www.grupogirino.com
.
.
.
.